Qual o tipo de isolamento que pretendemos para as nossas janelas e portas?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010


Ao iniciarmos a procura de alumínio para as janelas e portas para a nossa casa precisamos pensar bem no tipo de isolamento que existe, ou vai existir na nela. Está ou estará a nossa casa preparada  térmicamente para nos levar a investir em janelas e portas de alumínio de Ruptura Térmica?

De facto muita gente comete este grave erro! Gasta bastante mais dinheiro em janelas de ruptura térmica para isolar bem a casa do exterior através das janelas e das portas, mas aplica-as sobre cantarias de pedra única em toda a volta do vão em si! Ora se estamos a adquirir uma janela que isola muito melhor que uma normal e a estamos a aplicar em cantarias de pedra única estamos a gastar dinheiro evitadamente, passo a explicar!

Para evitar este erro, a pedra, seja ela da qualidade que for não deve ser única, isto é, a parte exterior da pedra deve ser separada da interior  devendo existir um espaço entre elas, para que a janela de alumínio ao ser colocada fique a parte exterior em cima da correspondente na pedra e a interior na correspondente da pedra. E ainda a cantaria deve ser colocada de modo a que a separação coincida com a caixa de ar da parede e nesta não deve ser colocada a cola ou cimento existindo assim separação total da parede exterior com a interior. Caso exista cantaria à volta de toda a janela ou porta, deve se executado o mesmo procedimento em toda a volta! Pois toda a cantaria é um bom condutor térmico fazendo com que se for uma pedra única o frio ou calor passe de dentro para fora e de fora para dentro perdendo assim a janela o efeito de ruptura térmica.
Se estamos a recuperar uma habitação antiga e a mesma não tem paredes bem isoladas, caixa de ar, também não compensa o investimento em janelas de ruptura térmica.
Não devemos esquecer que uma janela de ruptura térmica é sempre melhor que uma normal e que tem sempre algum efeito térmico, e que deve ser analisado sempre o factor preço para podermos considerar! 
Cada caso é um caso, não se pode generalizar, mas podemos analisar bem a nossa casa para podermos ter uma opinião melhor do que tipo de janelas e portas devemos adquirir para a nossa casa!
Também não podemos esquecer que as janelas e portas dificilmente serão mudadas para o resto da nossa vida, portanto devemos sempre tentar adquirir o melhor para a nossa casa!






 
 
 

Leia Também


Faça a sua Doação para manter este site activo!